quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pattápio Silva, O Sonho. Flautista Pattápio Silva


Sobre Pattapio Silva
Pattapio Silva (1881-1907), grande flautista brasileiro, nasceu na Vila de Itacoara, RJ, em 22 de outubro de 1881. Passou sua infância em Cataguases, MG, onde aprendeu a profissão do pai, barbeiro. Já nesta época Pattapio estudava flauta de lata com cinco buracos, depois substituída por uma maior de 8 buracos.
Com menos de 15 anos deixou Cataguases para se juntar à várias bandas de música, chegando ao Rio de Janeiro já compositor e famoso.
No Rio procurou o professor do Instituto Nacional de Música, Duque Estrada Meier, e em dois anos de estudo fez o curso de seis, dedicando-se mais de dez horas por dia.
Pattapio foi um dos primeiros artistas brasileiros a gravar discos para a Odeon, da Casa Edson. Várias de suas composições foram editadas e gravadas, como Evocação, Margarida, Primeiro Amor, Oriental, Sonho, Idílio, Zinha, Amor Perdido entre outras.
Concertista, fez uma série de turnês em Minas, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em Florianópolis, foi cometido de grave enfermidade intestinal vindo a falecer em cinco dias, aos 27 anos de idade. www.abraf.art.br

Conheça a Revista Pattápio, Publicação ABRAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário