Essas idéias geralmente são direcionadas aos flautistas, no entanto, os não-flautistas costumam encontrar muitos dos conceitos úteis em suas atividades musicais.
1. SEU SOM É VOCÊ
O som que você faz no seu instrumento é tanto você quanto a imagem que você vê no espelho! O desenvolvimento de um som bonito requer atenção cuidadosa, comparando esse som com outros sons musicais que são particularmente agradáveis para você. À medida que o seu desejo de melhorar crescer, lembre-se de que somente através de muita experimentação (sons imitando, combinando e ouvindo as reproduções de suas sessões de treinos) você alcançará o padrão de expressar verdadeiramente seu eu mais elevado.
2. LÁBIOS DEVEM SE MOVER
A flauta é um instrumento que funciona mais como uma Trompa(ou Corneta) do que costuma ser ensinado. Um fluxo de ar forte e bem suportado é a base para tocar qualquer instrumento de sopro, mas a flexibilidade e a força dos lábios são igualmente importantes. Para obter intervalos controlados suavemente e tocar extremos dinâmicos, os lábios devem fazer bastante movimento. Evite simplesmente soprar com mais força ou suavidade para fazer essas alterações no som.
3. VIBRATO DEVE SER USADO E DEVE ESTAR SOB CONTROLE
O uso do vibrato é uma das facetas mais importantes para tornar a música verdadeiramente expressiva e pessoal. AMBAS a velocidade e a intensidade (vibrações profundas ou rasas) devem ser praticadas com um metrônomo em uma etapa no sentido de desenvolver o controle técnico do mecanismo vibrato. Comece a incorporar o vibrato muito cedo em sua jornada musical. Inicialmente conte as vibrações e logo depois toque com mais liberdade (alterando velocidades e intensidades - dependendo do estilo da música). Ouça com atenção cantores e outros instrumentos que vibram para obter perspectivas importantes na maneira como o vibrato é usado corretamente. Um vibrato imutável cria uma música sem graça!
4. A DINÂMICA É O ELEMENTO MAIS NEGLIGENCIADO DA MÚSICA!
Brincar com uma ampla gama de dinâmicas é igualmente importante para o desenvolvimento da técnica e do som. A grande maioria dos estudantes toca apenas forte e mezzo forte. Isso geralmente acontece devido à falta de força e flexibilidade dos lábios. As armadilhas comuns são tocar forte o piano nas passagens de notas mais graves, e tocar não nítidos o forte nas notas agudas.
LEMBRE-SE: Dinâmica = Personalidade (sem graça ou interessante)
5. TÉCNICA É SOMENTE O COMEÇO
Aprender a tocar com uma boa técnica e facilidade é absolutamente essencial para se tornar um músico de verdade, mas é apenas a base. A produção musical real ocorre quando o músico pode usar essa base para expressar suas próprias idéias e sentimentos.
(Ainda assim, nenhum grande músico jamais fez isso sem horas de escala e prática de arpejo).
6. SEU INSTRUMENTO DEVE SER GRANDE
Como todos nós não podemos pagar pelo instrumento modelo "profissional", devemos encontrar o instrumento profissional mais adequado ao seu orçamento. A dica na seleção de flauta será na comparação do bocal e da consistência da fabricação. Não se esqueça que cuidados e manutenção inadequados em uma grande flauta indicam uma desconsideração de US $ ...... gastos nesse ótimo instrumento.
NOTA: Existem muitos instrumentos finos para modelos de alunos disponíveis! Além disso, nunca compre equipamentos novos sem que seu professor ou um ouvinte de confiança o ouça primeiro!
7. A TAREFA MAIS IMPORTANTE DE UM ALUNO É TIRAR O MELHOR PROVEITO DELE OU DE SEU PROFESSOR.
Devemos sempre entrar em cada lição preparada o suficiente para mostrar ao professor "Eu fiz o meu trabalho, agora você faz o seu e me dá suas melhores idéias". Depois, afaste-se de todas essas novas idéias, pratique-as, pense objetivamente sobre elas e decida a melhor maneira de mostrar na próxima lição que você merece mais ótimas idéias. Haverá momentos em que todas essas novas idéias poderão não ser perfeitas para todos os alunos, você deve pelo menos se esforçar ao máximo para tentar tudo o que o professor recomenda.
8. PROCURE AS MELHORES INFLUÊNCIAS MUSICAIS
(não apenas seu círculo confortável de amigos músicos)
Aproveite todas as oportunidades para ouvir e ver bons Flautistas. Vá para todas as aulas de mestre que puder; vá para encontros e festivais de flautas; ouça gravações e converse com outros músicos sobre música. LEMBRE-SE: É um mundo grande, com muitas idéias, esperando que você as aceita e desenvolva.
9. COLOCAR AS HORAS É A ÚNICA MANEIRA DE SUCESSO
(Ainda não existem pílulas "GET GOOD" - “Ficar bom”)
Esperançosamente, ninguém jamais prometeu que praticar seria divertido. A verdadeira diversão vem ao ver um progresso óbvio, enquanto damos um passo de cada vez para nos tornarmos músicos talentosos. Desenvolver uma "ética de trabalho" enquanto estuda um instrumento é um dos aspectos mais importantes de se tornar um músico. Aprender a se concentrar, a se concentrar, a se levantar e a executar leva ao desenvolvimento das habilidades para a vida necessárias para o sucesso em muitas áreas diversas. Cada hora "eficaz" de prática acrescenta mais ao seu crescimento do que as habilidades de produção musical.
10. SE VOCÊ NÃO ESTÁ SE DIVERTINDO, ESTÁ PERDENDO O PONTO!
Com muita frequência, os músicos se preocupam com as demandas mecânicas e emocionais de tocar um instrumento. A alegria não está em evidência. A vida é muito curta para gastar um tempo precioso em atividades dolorosas. Sim, a prática às vezes é dolorosa. Se houver mais dor do que alegria, é hora de se comprometer com mais alegria. Sempre ouça a beleza do seu som, a emoção no seu sentido rítmico e a satisfação emocional ao tocar uma frase de canto.
11. ATITUDE E CONDUÇÃO SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE O TALENTO!
Eu tive muitos estudantes que eram extremamente talentosos; no entanto, nunca desenvolveu potencial devido à falta de motivação e a uma atitude dinâmica. No começo, mesmo que você tenha que fingir a ótima atitude, faça-a - e em breve ela se tornará uma parte natural de você.
Como professor, eu sempre prefiro trabalho duro a talento.
12. TODOS VÊM DE PODUNK!
Nunca pense que você é um pouco desfavorecido, porque você não teve o cenário perfeito de escolas e professores. Mesmo aqueles que tiveram o melhor de tudo sentiram que perderam aquele instrutor que poderia ter feito a diferença em seu futuro. A proporção de pessoas cumpridas na carreira (das pequenas cidades dos EUA) e suas contrapartes não cumpridas (das grandes cidades e escolas) é surpreendentemente a favor daqueles que não tinham a educação e os antecedentes "perfeitos". Pequenas cidades criam gigantes e líderes!
13. INTONAÇÃO - COMUNICAÇÃO
Alguns dos altos da minha carreira de orquestra surgiram quando a seção de sopros tocou tão bem "em sintonia" que não houve uma vibração irregular. Carlo Maria Guilini, maestro da Filarmônica de Los Angeles 1977-85, disse uma vez que "entonação não é simplesmente uma questão de acústica ou física, é uma questão moral". São palavras que valem a pena ponderar com frequência. Tocar "desafinado com os outros" indica uma série de pontos fracos que devem ser corrigidos. Sensibilidade, amor e uma mentalidade atenciosa são as chaves que permitem ao jogador subir às alturas musicais, considerando que a conquista técnica pura é insuficiente. Ouça, ouça, ouça, ouça, ouça e ouça.
14. A TECNOLOGIA NÃO É O INIMIGO
Muitos músicos jovens e velhos têm medo dos avanços tecnológicos de hoje e tendem a enfiar a cabeça na areia, em vez de aproveitar o poder das inovações e desenvolvimentos novos e progressivos. Um computador só é assustador quando um indivíduo permite que a mecânica se torne o ponto focal, em vez de um meio emocionante de expressar qualidades humanas (coração-alma-beleza-personalidade-amor) de maneira mais eficaz.
A tecnologia pode e deve servir a humanidade!
15. ORGANIZAR É A CHAVE DO SUCESSO
O elo que falta na maior parte da educação musical é a preparação para uma vida que necessariamente inclui negócios, administração, finanças e organização. Mesmo o trabalho mais mundano na música precisa de organização e manutenção constantes. A diversão e a liberdade que a música oferece às vezes tendem a nos iludir a pensar que a vida pode ser maravilhosa se continuarmos praticando e sendo "livres". A verdade é que a verdadeira liberdade e sucesso na carreira só acontecem quando combinamos nosso "ato político-social-empresarial" com uma grande musicalidade.
Autor: Jim Walker
http://www.jimwalkerflute.com/advice-for-flutists-flute-tips.html#
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