Pesquise as centenas de músicas em Áudio e Vídeos já postados neste blog nos marcadores ou na seção do site: Áudios/Vídeos

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que devo fazer para ter um som mais bonito? Estudo de Sonoridade

Sonoridade é um exercício devocional diário.
(15 a 30 minutos diários)

Estudo de Sonoridade é para toda a vida, dia a dia devemos procurar um som mais bonito. Primeiro você precisar saber o que deseja. Deseja um som mais forte, mas suave, mais doce, enfim, você deve procurar o que lhe agrada mais, aquele que fale de você mesmo. Desde inicio o flautista precisa ter conhecimento sobre o mecanismo da embocadura e sentir o que seus lábios estão fazendo para procurar o melhor lugar para ter um belo som. (Entre ma seção Embocadura) Existe três excelentes exercícios para melhorar o som, executar notas longas, De la Sonorité de Marcel Moyse e estudo de Tone de James Galway. Exercitar Escala também é essencial para uma melhor sonoridade.

1) Notas longas.

No estudo de Sonoridade tocamos notas de longa duração para encontrar uma boa posição na embocadura e ter um bom som. Você pode começar tocando a nota Si da segunda oitava por 5 minutos e quando estiver executando-a, procure um melhor som movendo seus lábios, cabeça, mas nunca a flauta, de modo a encontrar o som desejado. Depois da nota Si, faça também a nota Lá, Sol, Fá e etc. Não precisa estudar todas as notas da flauta em único dia, cada dia escolha um ou mais de uma para estudar.

2) De la Sonorité de Marcel Moyse, primeira parte.

O método de Sonoridade de Marcel Moyse conhecido como De la Sonorité, tem sido a Bíblica da embocadura de muitos flautistas. Baixe este método no link: http://www.4shared.com/file/75661076/4e80e6e1/FLAUTA_-_MTODO_-_Marcel_Moyse_-_De_la_Sonorit_-_Art_et_Technique.html

A primeira parte deste método irá ajudá-lo ter um só mais homogêneo entre os diferentes registros e as notas de difícil execução.

Você deve executá-la na velocidade de 60 bpm e MF (meio-forte, forma natural de tocar) e em cada frase deve-se executar com uma coluna de ar constante, buscando a pureza do som e uma rigorosa afinação em cada nota. Na passagem de uma nota para outra não se deve martelar as notas, faça uma mudança suave. É importantes observar que a qualidade do seu som depende de um lado, da posição dos lábios no bocal e, por outro lado, sobre a força e velocidade da coluna de ar.


3) Daily Warm Up Routine – James Galway

Segue abaixo exercício de Tone de James Galway em PDF e em mp3 para ouvir como deve ser feito os exercícios.

1 Tone

Partitura: Baixar em PDF

Mp3: Baixar áudio

2 Tone

Partitura: Baixar em PDF

Mp3: Baixar áudio

3 Tone

Partitura: Baixar em PDF

Mp3: Baixar áudio

4 Tone

Partitura: Baixar em PDF

Mp3: Baixar áudio

Links diretos do site oficial de James Galway.


Encontre Mais artigos na seção de artigos do site Estudantes de Flauta. Acesse link

Nenhum comentário:

Postar um comentário