terça-feira, 24 de agosto de 2010

Golpe de Língua (simples)

Quando já familiarizado com a imissão do som da Flauta, temos que aprender o “Golpe de Língua”.

O “Golpe de Língua” é um modo de atacar um som na Flauta usando a língua como uma válvula que interrompe a passagem de ar e logo em seguida libera este ar interrompido. O Golpe de língua é semelhante ao funcionamento de uma torneira, quando fechada, ela interrompe a passagem da água e assim a água fica parada e acumulada, mas quando aberta a torneira a passagem é liberara e a água flui normalmente.

No “Golpe de Língua” nossa língua que antes em repouso, se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior e logo em seguida volta a sua posição de repouso. Este movimento da língua é semelhante a movimentação da língua quando pronunciamos a silaba “T”, por isso, usamos a silaba “T” para fazer o Golpe de Língua. Vamos acompanhar a figura abaixo
1º Fase: Na primeira fase, a Língua está em repouso e o ar fluindo em direção a Flauta.
2º Fase: Na segunda fase, a Língua se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior como se pronunciasse a sílaba “T”.
3º Fase: Na terceira fase a Língua retorna a sua posição de repouso e o ar acumulado, somado com ar que continua vindo da garganta, flui em direção a Flauta, produzindo um ataque no som.

É importante lembrar que a função da língua no Golpe de Língua é interromper e liberar a passagem de ar, por isso a movimento da língua não é de força, mas de suavidade e leveza. A línguas precisa sempre fazer pequenos, rápidos e suaves movimentos.

Além da sílaba "T", podemos usar a sílaba "D" para fazer um ataque mais suave.

Faça abaixo exercícios de Golpe de Línguas, este exercício faz parte da página 14 do Método Completo de Flauta de Taffanel & Gaubert.
Para continuar os exercícios, adquira o Método Completo de Flauta de Taffanel & Gaubert, Entre na seção Métodos.

Baixe este artigo em PDF e/ou visualize melhor no link:

Encontre mais Artigos de Flauta na seção Artigo do site Estudantes de Flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário